domingo, 2 de Novembro de 2025  10:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-04-2009

S. Lourenço do Bairro


Pedralva

Consta que S. Lourenço do Bairro, “Sam Lourenço do Barro”conforme documentos paroquiais de 1650, é a povoação mais antiga do concelho de Anadia, aparece em documentação datada em 883. Foi no dia 5 de Abril de 1514, que esta terra, onde nas suas origens apenas lhe chamavam de S. Lourenço, lhe fora atribuído o foral manuelino (por D. Manuel I).Nesse foral, vêm mencionados os lugares de Pedralva, Couvelha "Covella", Levira "Limiram", Póvoa do Moinho, Alvites, Póvoa das Laceiras, Espairo está escrito "Esparco" e S.Mateus.

Para celebração e comemoração deste dia, o presidente da Junta de freguesia de S. Lourenço do Bairro, Leonildo Macedo, preparou uma festa em conjunto com o Grupo Folclórico da Pedralva, que de imediato se prestou a convidar alguns grupos folclóricos, para uma tarde folclórica bastante garrida, com os trajes que cada grupo se aperaltou em mostrar, nomeadamente, os seus usos e costumes, pois os “trajes falam, sem falar”, já diziam os mais antigos!

Não puderam deixar de estar presentes várias entidades locais, e às 16h o desfile começou com as “modinhas” que cada grupo preparou, para a sua demonstração. Antes de mais, foram entregues as lembranças e o discurso foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Prof. Litério Marques, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço do Bairro, Leonildo Macedo, e o estimado amigo da casa do Grupo Folclórico da Pedralva, Miguel de Almeida, que fez a apresentação do espectáculo, sendo este um dos representantes do Folclore Português.

Os grupos que participaram nesta tarde de folclore foram o Rancho Típico da Amorosa - Leça da Palmeira, Rancho Folclórico do Caçador - Viseu, Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Souselas - Coimbra e por último, o Grupo Folclórico da Pedralva - Região Bairradina. Todos estes grupos foram recebidos, na sede do grupo organizador, nomeadamente, na Pedralva, onde tiveram a oportunidade de provar o tão apreciado leitão à moda da Bairrada e o espumante bem fresco!

A toda a freguesia de S. Lourenço do Bairro, um agradecimento especial pela presença, nesta tarde de folclore, esperando que no próximo ano, a comemoração deste dia, seja no mínimo, um sucesso!

Diana Moreira


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®