domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-04-2009

39.º aniversário, o Lions Clube da Bairrada


Congregação S. José de Cluny é exemplar

No ano em que não atribuiu o galardão à "Personalidade do Ano", o Lions Clube da Bairrada (LCB) distinguiu, na última sexta-feira, com o galardão "Instituição do Ano", a Congregação de S.José de Cluny, nas instituições do Colégio Nossa Senhora da Assunção e do Centro Social S. José de Cluny.

A cerimónia, que foi muito participada e antecedeu a celebração do 39.º aniversário do LCB, teve lugar no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

Na oportunidade, António Valeroso, presidente do LCB, realçaria a atenção e o reconhecimento que a Congregação merece, pelo trabalho de grande mérito realizado há oito décadas no concelho e na região, não só no campo da Educação, mas também no aspecto social, dedicando-se, de corpo e alma, aos pobres e aos doentes.

Um trabalho notável que merece ser realçado até porque, como destacou, "muitas vezes, na rotina do dia a dia, esquecemo-nos de atribuir o correcto valor a pessoas e instituições que nos estão próximas porque a sua existência se tornou um hábito".

No auditório do Museu, a vasta plateia de amigos e convidados assistiu a um breve filme sobre o nascimento e crescimento da Congregação que, na década de 30, se instalou em Famalicão - Anadia. Colégio e Centro Social "são como dois irmãos gémeos que nasceram e cresceram juntos, ao serviço da comunidade", referia o filme.

No final, a Irmã Superiora Maria Emília, do Centro Social, diria que "tão generosa distinção é atribuída a todos aqueles que trabalharam com dedicação e amor na Congregação ao longo de todos estes anos", sublinhando assim o trabalho de centenas de pessoas (irmãs, beneméritos, amigos, docentes) que ao longo de todos estes anos se têm dedicado à instituição.

De igual forma, o vereador da Cultura do município anadiense, Jorge São José, destacaria "o quanto é uma honra pertencer a um município com estes três belíssimos exemplos na obra do bem-fazer" para o progresso, desenvolvimento e bem-estar. E, porque os tempos são de crise e dificuldades, reconheceria que é nestas alturas que mais se nota a actividade desenvolvida por estas instituições, que são "um exemplo e exemplares".

Aniversário. "Um balanço muito positivo". É desta forma que António Valeroso define a actividade desenvolvida pelo LCB, ao longo do último ano. Ciente de que os Lions existem para "servir" a comunidade onde estão inseridos, este responsável defende que todas as actividades que são promovidas por este punhado de companheiros e companheiras mostra a dinâmica, o empenho e a dedicação do LCB às causas que abraçam.

Atribuição de bolsas de estudo a estudantes carenciados, rastreio da diabetes, campanha do Cartaz da Paz, rastreio da visão, visita a lares de terceira idade são algumas das iniciativas mais emblemáticas que marcam a actividade do LCB ao longo deste último ano.

No final, a Congregação de S.José de Cluny aproveitaria para distinguir o LCB com a medalha do bicentenário da congregação.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®