domingo, 2 de Novembro de 2025  08:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-06-2009

Integração na Águas da Região de Aveiro vai render mais de 9 milhões nos próximos anos


O. do Bairro - Factura da água pode quadruplicar

O preço da água vai quadruplicar, até 2014, caso a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprove, no próximo dia 26, a integração do concelho na empresa "Águas da Região de Aveiro" que abrangerá os serviços municipalizados das Câmaras de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos". A denuncia é feita pelo dirigente regional do Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias Locais, Rui Pinho, após o contrato de adesão ter sido aprovado, na segunda-feira, em reunião de Câmara, por maioria, com o voto contra de Leontina Novo (CDS/PP).

Com a integração de Oliveira do Bairro na "Águas da Região de Aveiro", a Câmara encaixará 5,7 milhões de euros de forma directa e mais 3,3 milhões de lucros.

Rui Pinho afirma que, além do aumento da factura da água e do saneamento, os trabalhadores e sindicatos discordam da decisão e temem pela extinção do posto de trabalho e passagem à mobilidade.

Rui Pinho diz que a tomada de posição em reunião de Câmara foi precipitada e que os funcionários foram ouvidos uma hora antes.

Afirma ainda que o negócio não faz sentido, uma fez que a cobertura de abastecimento de água e saneamento é de 90%, infra-estruturas públicas que a Câmara quer deixar de explorar a troco de alguns milhões de euros.

Parceria. O presidente da Câmara, Mário João Oliveira, afirma que "os trabalhadores da secção de águas e saneamento só integrarão a nova empresa se o pretenderem".

Reforça que "todo o pessoal afecto, em cada Câmara, às águas ou saneamento só passa para a nova entidade se quiser. Não perdem direitos, nem o vínculo". "A integração será feita numa base voluntária", acrescentou o autarca.

O edil afirma ainda que os preços não vão quadruplicar, justificando que "serão aumentados entre 16 a 30%". Aliás, "temos ainda que ter em conta que os preços não sofrem aumentos há três anos".

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®