domingo, 2 de Novembro de 2025  05:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-08-2009

Henrique Venda já é campeão


Campeonato Nacional de Supercross na Poutena (Anadia)

Henrique Venda é o novo campeão nacional de Supercross. O piloto algarvio assegurou a conquista do título Elite na penúltima jornada do Campeonato, disputada no passado dia 15, na Poutena. A vitória nesta prova coube a Joaquim Rodrigues, mas o 2.º lugar foi suficiente para Venda antecipar o triunfo na competição.

Aos 24 anos de idade, Henrique Venda já tinha no vasto currículo dois títulos de campeão - o de Motocross na classe Sub’21 em 2005, e na classe SX2 de Supercross em 2006 - mas, na noite de sábado, o piloto de Portimão conquistou finalmente uma coroa absoluta. Um êxito que pôde ser comemorado já nesta sexta e penúltima ronda do Campeonato, também porque o adversário directo, Roman Perez, teve azar na Super-Final e averbou o seu pior resultado nesta campanha.

A Super-Final Elite fechou o programa de corridas na Poutena, no concelho de Anadia. As emoções fortes começaram logo na recta subsequente à primeira curva, quando Roman Perez sofreu uma queda após toque de um adversário. O espanhol perdeu bastante tempo, retomou a acção no último lugar e apenas conseguiu subir até ao 8.º posto. Enquanto isso, Henrique Venda era 2.º classificado, e, feitas as contas do Campeonato, ficou com 25 pontos de vantagem - o equivalente a uma vitória. Porém, mesmo que Perez ganhe a última prova e Venda não pontue, o desempate é favorável ao algarvio por maior número de vitórias alcançadas, pois para este Campeonato contam todos os resultados obtidos.

A corrida foi dominada por Joaquim Rodrigues Jr., que chamou sempre seu o primeiro lugar, assim como Henrique Venda também foi o único proprietário da 2.ª posição. Paulo Alberto sustentou o 3.º posto até à décima segunda volta, quando foi ultrapassado pelo espanhol, Xavier Hernandez, e até ao fim ainda seria superado por mais um trio, constituído por Nuno Gonçalves, Hugo Santos e Nélson Silva, que por esta ordem cruzaram a meta atrás de Hernandez.

Antes desta corrida, disputaram-se as finais por classes, sendo que na pista do Areeiro compareceram 16 pilotos de SX1 e outros tantos em SX2. Na Final SX2 Paulo Alberto começou por liderar, mas na quinta volta foi superado por Nuno Gonçalves. Em grande ritmo, Gonçalves manteve a posição para conquistar o seu primeiro triunfo nesta temporada, quebrando assim a invencibilidade de Alberto - que chegou à Poutena vindo directamente de França, onde na véspera tinha disputado uma prova. Já a uma volta do vencedor, Daniel Pinto completou o pódio SX2.

Na Final SX1, Joaquim Rodrigues instalou-se no comando após o arranque e na fuga ao pelotão foi seguido de perto por Roman Perez. Na décima volta Rodrigues teve uma queda ligeira e foi passado pelo espanhol, mas na décima quarta passagem foi reposta a hierarquia inicial, com o piloto de Barcelos a acelerar para a vitória. O 2.º lugar também serviu os interesses de Perez, pois reforçou a posição de comandante do Campeonato nesta classe, ao aumentar de 3 para 5 pontos a vantagem sobre o perseguidor imediato, Henrique Venda.

Venda começou por rolar em 3.º, mas perdeu essa posição para Hugo Santos entre a quarta e a décima voltas. Depois, o algarvio recuperou em definitivo o 3.º lugar, terminando com 2,8s de vantagem sobre Nélson Silva, enquanto Hugo Santos perdeu terreno e chegou sozinho no 5.º posto.

Na Poutena estiveram também 12 jovens concorrentes ao Troféu de Iniciados. O piloto que liderava esta competição, Ruben Luís, teve azar porque desistiu por queda, logo na primeira curva após o arranque. Fábio Maricato foi o único comandante da corrida, recebendo perfeitamente isolado a bandeirada de xadrez. O espanhol Óscar Barciela acabou no 2.º posto em que rodou desde a terceira volta, sendo Jorge Maricato o 3.º classificado.

O "Nacional" de Supercross tem a sua jornada de encerramento na noite do próximo dia 22, em Ourém.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®