domingo, 2 de Novembro de 2025  10:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Concerto decorreu no Complexo Social Seabra de Castro


Anadia - Concerto assinala seis décadas de música da Banda de Música

A Banda de Música de Anadia comemorou 60 anos no passado sábado (dia 3). A data foi assinalada com um concerto que teve lugar no Complexo Social Seabra de Castro, na Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

A escolha do local tem duas razões especiais. Primeiro, porque "a primeira casa de ensaios foi aqui", segundo, pelo apoio que a Santa Casa nos tem dado ao longo dos últimos anos", explicou Carlos Matos, presidente da Banda de Música de Anadia.

A comemoração dos 50 anos foi a última data assinalada pela Banda, altura em que um novo salão foi inaugurado na sede. Uma década depois, o 60.º aniversário é lembrado com um concerto. A direcção ficou a cargo de Carlos Cunha, actual maestro que assumiu funções em 2008. Natural de Santa Maria da Feira, entrou para a Banda de Música de Anadia após "um período conturbado por falta de maestro", referiu o presidente.

Apoios. Quarenta elementos, de ambos os sexos, fazem actualmente parte da formação. A maior dificuldade que atravessam é "a falta de apoios", contou Carlos Matos. Além da Santa Casa da Misericórdia, que tem prestado apoio nos últimos 20 anos e que faculta uma carrinha para as deslocações, e da Junta de Freguesia de Arcos, não há mais apoios. Para a aquisição do fardamento e dos instrumentos, "os serviços vão ajudando a suportar os custos".

Esta tem sido uma das maiores conquistas, "sobreviver sem apoios", confessou o presidente. Acrescentando também o salão para ensaios e a Escola de Música. É "a base dos músicos", assim a define. Gratuita, é da Escola que todos os anos saem elementos para as fileiras.

Alguns músicos que integraram as fileiras há 60 anos estiveram presentes na comemoração. Recordando o passado, Armando Silva (Anadia) revelou que "ou tinha de ser bombeiro ou músico". Optou por seguir o caminho da música, e por aprender a tocar trombone. "Era maravilhoso tocar", afirmou. Com saudades dos tempos em que fez parte das fileiras, assegura que "hoje se arrepia e comove ao ver a Banda".

Lembranças. A celebrar 10 anos ao serviço da Banda de Música de Anadia, André Pinto e Diogo Marques receberam a Clave de Bronze no final do concerto.

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia presentearam a Banda com um quadro elaborado pelos próprios.

Rita de Freitas Gomes

ana.rita@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®