domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Ciclista bairradino homenageado em Anadia


Atleta da CC Lugo de Espanha

O jovem bairradino Nelson Oliveira foi homenageado pela Câmara Municipal de Anadia na passada quinta-feira (dia 1). A medalha de prata conquistada nos mundiais de Mendrisio (Suiça), na prova de contra-relógio, é o mais recente resultado alcançado pelo atleta.

Num "dia de festa para o ciclismo", Artur Lopes mostrou-se orgulhoso do resultado alcançado afirmando que a modalidade volta a "escrever na sua história mais uma página de grande importância". O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou que o atleta receberá um prémio monetário de 6.000 euros, pelo segundo lugar conquistado na prova mundial.

Com orgulho e emoção, Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, recordou a altura em que viu o jovem atleta "dar as primeiras pedaladas". Fazendo referência ao Velódromo Nacional, recentemente inaugurado, o edil disse ser "um tipo de obra que só tem sentido se servir para aquilo que foi criada". Nelson Oliveira é um atleta que pode "potenciar" a infra-estrutura.

No que toca aos grandes campeões de ciclismo "não vai deixar de ser um marco".

Litério Marques terminou a sua intervenção lançando um desafio ao Sangalhos DC, clube onde o atleta iniciou a sua carreira desportiva. "O Sangalhos não pode continuar a viver do histórico", afirmou, fazendo um apelo para que o Velódromo seja usado de forma a "continuar a fazer campeões".

Bicicleta oferecida. Nelson Oliveira pedalou na Suiça numa bicicleta oferecida por um amigo, que veio propositadamente dos Estados Unidos.

Agradecendo a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Anadia, o jovem atleta aproveitou a ocasião para dirigir algumas palavras ao seleccionador José Poeira. "A medalha de prata é para todos", referiu o atleta bairradino falando também da equipa que actualmente integra.

O Sangalhos DC e a Junta de Freguesia local também presentearam Nelson Oliveira. O pai do atleta, Celestino Oliveira, antigo ciclista, recebeu igualmente uma lembrança.

Uma nova homenagem vai ser prestada ao atleta. A cerimónia está marcada para dia 7 de Novembro, e terá lugar na freguesia de Vilarinho do Bairro, onde o jovem reside.

Sangalhos primeiro clube. O Sangalhos DC foi a primeira equipa que Nelson Oliveira integrou. Iniciou o seu percurso desportivo em 2003. No ano seguinte, e até 2008, fez parte da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho. Actualmente, é atleta da CC Lugo de Espanha.

Sagrou-se vencedor no Campeonato Nacional de Contra-Relógio cinco vezes.

A medalha de prata, conquistada recentemente no mundial em sub-23, é o melhor resultado do ciclismo português nos Mundiais de Estrada. Foi assim superado o registo de Sérgio Paulinho, medalha de bronze na mesma categoria, nos Mundiais realizados na Bélgica no ano de 2002.

Provas agendadas. O Velódromo Nacional vai receber a disputa da Taça de Portugal em Pista nos dias 17 e 18 de Outubro, e a 21 e 22, 28 e 29, de Novembro. O Campeonato Nacional de Pista realizar-se-á a 5 e 6 de Dezembro. Em 2010, Sangalhos receberá o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista.

Rita de Freitas Gomes


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®