domingo, 2 de Novembro de 2025  10:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-10-2009

Mário João Oliveira disse sentir renovada a confiança dos oliveirenses


Oliveira do Bairro - Oposição deve enterrar machados de guerra

"Que sejam acolhidas as boas ideias e que as oposições enterrem os machados de guerra e colaborem para o progresso da nossa terra." Este foi o apelo lançado por Dias Cardoso, ex-presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, na penúltima quinta-feira, na hora de passar o testemunho ao novo presidente da Assembleia, Manuel Nunes.

De saída da vida política activa, Dias Cardoso sublinhou a necessidade de existirem cidadãos mais instruídos, mais cultos e com boa formação cívica e espiritual.

Confiança renovada. Mário João Oliveira disse "sentir renovada a confiança dos oliveirenses, uma vez que se revêem nas opções que tomávamos e nos projectos que temos em curso". "A mudança que desejámos há quatro anos concretizou-se e deu frutos. Reconheço a dedicação e o trabalho desenvolvido por todos os que fizeram parte dos órgãos autárquicos", afirmou o autarca.

Relativamente aos vários processos judiciais que foram intentados, ao longo dos últimos quatro anos, contra a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira não foi parco em palavras e avisou: "Se alguém tiver ainda a tentação de usar a maledicência e a crítica destrutiva, tome consciência de que essa forma de estar não produziu bons resultados no passado, nem produzirá com certeza no futuro."

O edil sublinhou que "podemos defender as nossas ideias sem sermos desagradáveis, pois devemos discutir os assuntos com elevação e profundidade. Devemos aceitar democraticamente as decisões sufragadas. Devemos ter a capacidade para ultrapassar as divergências sem ter que recorrer infundadamente à via judicial".

Debate de ideias. Relativamente à nova Assembleia Municipal, o autarca garantiu que vai procurar contribuir para uma Assembleia mais contributiva e que estará aberto ao debate de ideias e em liberdade. "Espero que todos os membros eleitos cooperem com elevação para dignificar este órgão, pois, com seriedade e respeito, podemos tornar a actividade política mais credível".

Oposição. André Chambel (CDS/PP) prometeu agir com firmeza, já que "em democracia é tão importante a maioria como a oposição, desde que ambas funcionem responsavelmente. Saberemos agir com firmeza perante todas as dificuldades que possam surgir".

"Seremos uma oposição responsável e activa, escrutinando deliberação a deliberação, não dizendo que não, só porque as propostas vêm do Executivo, e apenas recomendando o que é realizável", sublinhou.

Já Nuno Barata, numa intervenção de cariz político muito forte, recordou a estrondosa derrota do CDS/PP, dedicando a vitória do PSD ao ex-presidente da Assembleia Municipal, Dias Cardoso e ao falecido, ex-presidente da Câmara, Alípio Sol. "Espero que esta derrota dos centristas traga um novo CDS/PP", referiu Nuno Barata.

O socialista Armando Humberto (PS), que viu reforçada a votação do seu partido nas últimas autárquicas, disse não ter dúvidas de que o elevado número de presentes é prenúncio para um mandato cheio de vitalidade".

Desafios. O novo presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, começou por destacar "a figura de Dias Cardoso, que considerou ser proeminente da vida política, cultural do nosso concelho, nas últimas três décadas, e que se dedicou de uma forma empenhada, séria, competente e despretensiosa, deixando um legado extremamente importante que todos devemos aproveitar".

Aos novos autarcas, Manuel Nunes reafirmou que "hoje vivemos tempos diferentes, tempos que trazem novos desafios e acrescidas dificuldades. Por isso, pedimos que coloquem todas as suas capacidades e competências ao serviço de Oliveira do Bairro com o máximo respeito e dignidade". "Aos deputados eleitos que, com liberdade e responsabilidade, procurem que o imperativo legal de fiscalização e acompanhamento da gestão camarária seja intenso, construtivo e virtuoso.

Finalmente, em relação ao novo executivo, Manuel Nunes garantiu que tudo fará "para manter uma corporação estreita, sustentada num trabalho de modernidade e engrandecimento, que torne o nosso concelho mais atractivo para as pessoas que o visitem e para aquelas que nele vivem".

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®