domingo, 2 de Novembro de 2025  10:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-12-2009

ETAR de Cantanhede foi também desactivada


Cantanhede - Cobertura do saneamento sobe para 56 por cento

A ETAR de Cantanhede foi desactivada, entrando assim em funcionamento a Estação Elevatória de ligação da rede de esgotos à SIMRIA. Um passo importante para a rede de cobertura do concelho, que fica assim mais alargada, e para o meio ambiente, visto que os odores, que caracterizavam a zona onde a ETAR funcionava, desaparecem. O processo de desactivação teve início, na passada quarta-feira (dia 2).

A rede de drenagem de esgotos, que, até ao momento da desactivação, eram tratados na ETAR de Cantanhede, passa a estar ligada à SIMRIA. Entidade que assegura a recolha e o envio das águas residuais para a sua ETAR situada no concelho de Ílhavo, onde serão tratadas. O investimento ronda os "nove milhões de euros", refere Jorge Torres, administrador-delegado da SIMRIA, acrescentando que este é "um marco importante no alargamento que a SIMRIA está a fazer no emissário sul".

Para além da ETAR de Cantanhede, foi também desactivada a de Febres. Paralelamente, entraram em funcionamento mais sete pontos de entrega à SIMRIA, localizados em Cantanhede, Varziela, Tarelhos, Febres, Lírios, e dois na Criação, que vão servir a freguesia de São Caetano. Com a ligação destes pontos "a cobertura do saneamento do concelho é de 56%", realçou António Alves. O presidente do Conselho Administrativo da Inova-EEM fez ainda referência às freguesias de Cadima, Sanguinheira e Ourentã, onde decorrem os trabalhos de instalação dos emissários, que serão "ligados parcialmente, a partir de meados do próximo ano".

João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, considerou o momento "importante" por ser um "desejo de há muito tempo do concelho e do município". Inserido no plano de cobertura total do concelho, com este passo "estamos a conseguir atingir os objectivos a que nos propunhamos. Conseguiremos em dois anos fazer a cobertura do concelho".

Possíveis soluções para a reutilização do espaço onde funcionava a ETAR de Cantanhede podem ser apresentadas no concurso de ideias que a autarquia abriu também neste dia.

Rita de Freitas Gomes

ana.rita@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®