domingo, 2 de Novembro de 2025  10:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-12-2009

Alerta foi deixado por Paulo Pimentel


Cantanhede - Crise afecta negativamente os mais jovens

A crise, que afecta tudo e todos, está a ter "influência negativa" sobre os mais jovens, pondo em causa a sua fragilidade.

O alerta foi deixado por Paulo Pimentel, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vagos, no decorrer da cerimónia do 20.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Segundo o presidente da instituição vaguense, que chegou a pedir "mais meios" aos agentes sociais e políticos, para reforçar a intervenção junto das famílias mais desfavorecidas, a situação mundial trouxe maior responsabilidade aos dirigentes.

"Torna-se hoje mais complexo contribuir para a construção do mundo, em que o direito de ser criança e jovem assume papel primordial na educação de uma sociedade global e globalizante", referiu, a propósito.

Presente na abertura dos trabalhos, a vice-presidente da Câmara de Vagos, Albina Rocha, considerou que o papel do município neste processo não pode ser hegemónico. "Deve ser entendido como potencial capaz de promover a articulação com outras instituições", frisou a autarca, que exortou ao diálogo com entidades de "primeira linha" da rede social, com competências em matéria de infância e juventude.

Denominada "Viagem pela Terra dos Direitos", a acção contou com a presença de crianças das escolas e responsáveis da totalidade das IPSS do concelho de Vagos. Técnicos forenses e elementos da equipa técnica de apoio à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, participaram nos painéis.

Destaque ainda para a intervenção do responsável dos serviços locais da Segurança Social, que abordou, entre outros temas, a problemática da negligência e abandono escolar, que considerou estarem directamente relacionadas com maus-tratos.

De acordo com Joaquim Saraiva, também aqui os prestadores de cuidados se mostram "continuamente incapazes" de dar atenção e protecção ao normal desenvolvimento da criança, incluindo afecto e vigilância educativa.

Eduardo Jaques/
Colaborador


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®