domingo, 2 de Novembro de 2025  16:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-12-2011

PSD entrega ao Governo lista de propostas para o Baixo Vouga


Deputados entregaram ontem no Parlamento um projecto de resolução com propostas para “travar a progressiva degradação dos solos agrícolas”


O PSD entregou ontem na Assembleia da República um projecto de resolução recomendando ao Governo que adopte acções de protecção do Baixo Vouga Lagunar. No documento, os deputados sociais-democratas defendem a implementação das “medidas necessárias para travar a progressiva degradação dos solos agrícolas” devido à “acção das águas salgadas e poluídas da Ria de Aveiro”.
O investimento, que proporcionaria o “aumento da produtividade” agrícola, deve incidir na conclusão do sistema de defesa contra marés, na criação de um sistema de drenagem, no adensamento da estrutura verde e na melhoria da rede viária (ver caixa).
As obras deverão ser concretização com recurso a verbas de programas comunitários de apoio ao desenvolvimento rural, defende o PSD, um dos partidos da coligação governamental, a par com o CDS.
No projecto de resolução, o partido sustenta que o investimento visa proteger “importantes ecossistemas” que “estão em processo de degradação do ponto de vista agrícola e ambiental”, principalmente devido às águas “salgadas e poluídas” da ria e às “cheias cíclicas descontroladas do Rio Vouga”.
“É importante criarem-se condições para que as actividades agrícolas sejam viáveis, sendo para isso necessário proteger as terras aráveis, promover o controlo das cheias e intervir nas infra-estruturas de drenagem, rega e caminhos”, avalia.
Os sociais-democratas declaram que a “grande luta” no Baixo Vouga Lagunar é a “preservação dos solos agrícolas” locais, que “têm dos potenciais mais elevados do país” e são um “recurso escasso”.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Rui Cunha


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®