domingo, 2 de Novembro de 2025  23:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-02-2014

Águeda: Partidos concordam que é preciso clarificar plano estratégico do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga.


O Partido Socialista afirma-se surpreendido com o que diz ser a “inação” do Ministro da Saúde e lembra que já tinha alertado para ...

O Partido Socialista afirma-se surpreendido com o que diz ser a “inação” do Ministro da Saúde e lembra que já tinha alertado para os constrangimentos do funcionamento do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga. Neto Brandão aproveitou o debate de ontem em torno de uma petição popular a propósito do futuro do Hospital de Águeda para relembrar que os avisos estavam feitos.

“Queria denunciar a gravidade da situação quando há um ano o sr Ministro sabia da espera em hematologia. Isto é da maior gravidade. O que as gentes de Águeda, Estarreja e Aveiro exigem é que o centro hospitalar cumpra o desígnio para que foi criado. Que não cumpriu. Que é potenciar as virtudes de cada núcleo para que a soma das partes resulte melhor que isoladamente”.

Na sequência do anúncio feito, pelo Ministro da Saúde, relativamente à lista de espera média de 658 dias para primeira consulta de Hematologia no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Federação Distrital de Aveiro confessou-se “totalmente surpresa” pelo facto de só agora o Ministro se preocupar com o assunto e tendo conhecimento dele há mais de um ano.

Pedro Filipe Soares, do BE, diz que o dia-a-dia dos cidadãos exige um serviço diferente do que existe atualmente. “Se pensarmos sobre esse problema estamos a encontrar na raiz o que aconteceu com Águeda e Estarreja e a retirada de valências que levou a um aumento brutal de casos em Aveiro. Há perda de proximidade para rebentar pelas costuras o hospital de Aveiro. Águeda quer respostas para os cuidados de saúde para não passar horas em Aveiro”.

Paula Batista, do PCP, considera que as políticas de redução de custos estão a levar o Centro Hospitalar para uma situação de desequilíbrio. “O verdadeiro objetivo é reduzir despesas à custa dos utentes. Para além de uma imposição da troika é uma opção ideológica deste Governo de atacar o Serviço Nacional de Saúde”.

Paula Cardoso, do PSD e ex-candidata à liderança da autarquia, junta-se à maioria socialista para apontar o dedo à administração do Centro Hospitalar. “O plano estratégico tem sido uma espécie de tabu. A ARS diz que não há plano e o centro hospitalar diz que há. É lamentável esta forma errática, contraditória e obscura à volta do plano gizado. Há incerteza porque ninguém conhece o desenho final. Na prática o que se assiste é a um esvaziamento”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®