domingo, 2 de Novembro de 2025  05:23
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-05-2014

PJ apreendeu um milhão de euros resultante de um crime de burla e branqueamento



Em comunicado, o GRA-Norte refere que “no decurso de uma investigação patrimonial e financeira com vista à identificação, localização e apreensão de activos, cuja proveniência surge de actividade criminosa pela prática dos crimes de burla e de branqueamento, foi apreendido um milhão de euros que tinha sido colocada e a circular no aparelho financeiro, através de mecanismos que pretendiam ocultar e camuflar a sua proveniência e titularidade”.
“O GRA-Norte foi chamado a intervir nesta investigação, por determinação do Ministério Público do Marco de Canavezes, assim que a investigação criminal pelos ilícitos denunciados verificou, quer o valor da vantagem, quer a dificuldade em identificar e localizar os referidos montantes”, acrescenta.
Através deste instrumento da recuperação de activos, agora ao serviço da Polícia Judiciária, “atuou-se de forma ágil e célere sobre o produto resultante de uma actividade criminosa, impedindo-se que os autores dos crimes beneficiassem dos proventos ilicitamente obtidos”, lê-se no comunicado.
O caso foi denunciado por herdeiros de uma pessoa entretanto falecida que detectaram o desvio daquele montante.
Em declarações à Lusa, o inspector Orlando Mascarenhas, do Gabinete de Recuperação de Activos, explicou que a pessoa suspeita do crime de burla qualificada, associado a branqueamento de capitais, é alguém “com uma proximidade recente” da pessoa que morreu.
A investigação ainda decorre, mas “num curtíssimo espaço de tempo” foi possível verificar a origem do dinheiro, onde entrou no circuito financeiro e seguir-lhe o rasto.
Os investigadores detectaram “um esquema algo elaborado para dissimular o crime”.
Segundo o inspector Orlando Mascarenhas, o suspeito tentou por todos os meios ocultar o desvio, distribuindo o dinheiro por várias tranches e sem que o seu nome aparecesse associado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®