domingo, 2 de Novembro de 2025  06:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2003

Questões de educação (II)


Pluralidade

Pluralidade Questões de educação (II) Educar passa cada vez mais por quebrar barreiras, romper mundos e desafiar limites. E, por isso, a escola não se pode compreender apenas limitada a um conjunto de currículos, regras e objectivos, que a situam num espaço e a prendem a metas pré-fabricadas, definidas e imediatas. Além de se desejar uma escola em contínua evolução e sintonia com o universo actual das sociedades e das novas tecnologias que as servem, ela deve reclamar, a cada momento, novos projectos do que fazer e como fazer que, ao mesmo tempo que constituem desafios ao seu próprio posicionamento, podem e devem ser contributos valiosos de intervenção no meio natural em que está inserida. Abrir sulcos até às raízes em que se alicerçam os fundamentos sócio-culturais da comunidade local e circundante, não só para as vivificar e preservar, mas também para daí tirar a coragem e os ensinamentos necessários à prossecução do trabalho a efectuar - é tarefa que cabe às instituições culturais e, muito em especial, à escola. Assim, a educação também deverá assentar na comunidade, enriquecendo-a e bebendo dela os seus valores e os seus ideais, numa interligação de trabalho contínuo e numa constante intercomunicação de saberes, de técnicas, de procedimentos e também de aspirações, de lutas, desejos e inquietações. Devendo caminhar as duas escola-comunidade, sempre de mãos dadas, rumo ao futuro, de portas abertas, sem muros nem fronteiras. Rosinda de Oliveira (17 Jul / 13:47)

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®