domingo, 2 de Novembro de 2025  02:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-05-2005

Museu Arte Nova deverá ficar concluído dentro de um ano


Aveiro

A transformação da Casa Major Pessoa, em Aveiro, em Museu de Arte Nova vai ser adjudicada dentro de quinze dias e as obras vão demorar cerca de um ano, anunciou o vereador da Cultura, Pedro Silva.

Orçada em cerca de 896 mil euros, a recuperação daquele imóvel, considerado um dos melhores exemplares da corrente estética de Arte Nova, é uma obra considerada "complexa", devido aos problemas estruturais do edifício e ao estado de ruína.

"Aveiro é já hoje a capital nacional de Arte Nova e uma das mais importantes cidades europeias daquele estilo", afirmou Pedro Silva, justificando o investimento da autarquia na recuperação da Casa Major Pessoa e transformação em museu.

Assinalando a reabilitação do edifício, a Câmara de Aveiro lançou hoje um roteiro da arquitectura Arte Nova na cidade, com referência aos edifícios que restam projectados por Silva Rocha, Ernesto Korrodi, Inácio santos, Licínio Pinto e Francisco Pereira, entre outros.

Paralelamente, até 31 de Outubro, vão estar patentes exposições dedicadas àquela corrente estética, no Largo do Rossio, que abarcam expressões diversas como a azulejaria, o grafismo, a publicidade e a arquitectura.

Durante a reconstrução vão ainda ser proporcionadas visitas guiadas aos trabalhos, "para haver noção da delicadeza da intervenção que vai ser feita".

A criação do Museu de Arte Nova insere-se na aposta da autarquia na diversificação museológica, que vai implicar também a dinamização do Museu da República Arlindo Vicente, explorando a vertente da educação para a cidadania.

Uma das novidades do programa do Museu da República, que vai ser apresentado em Junho, é a criação de um espaço "parlamentar" em que os estudantes poderão fazer vários exercícios de intervenção política, segundo avançou hoje o vereador da Cultura.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®