domingo, 2 de Novembro de 2025  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2009

Criminalidade aumentou cerca de 20%


Bairrada - Violência doméstica e ofensas

Os crimes de violência doméstica aumentaram 39%, em 2008, na Bairrada, comparativamente com o ano de 2007. Esta forte subida foi ainda acompanhada da prática de crimes de ofensas à integridade física e de domicílio.

Paulo Serra, Capitão do Destacamento da GNR de Anadia, refere que "o aumento das denúncias relacionadas com a violência doméstica está relacionado não com a prática em maior número deste tipo de crimes, mas porque a GNR tem uma acção mais determinante ao nível da divulgação e da sensibilização da comunidade para esta problemática, uma vez que actualmente existem equipas especializadas para detectar e combater este tipo de delitos".

Em termos globais, a criminalidade aumentou cerca de 20%, entre 2007 e 2008, destacando-se a criminalidade relacionada com a legislação rodoviária (+84%) e os crimes contra o património (+10%). Já os detidos por condução sob influência de álcool aumentaram 131%. Passaram de 166 condutores detidos para 384.

Positivo. Regista-se, de forma positiva, o empenho no combate à sinistralidade rodoviária que culminou com a detenção em flagrante de 384 condutores por condução sob influência de álcool e 171 por falta de habilitação legal, o que se repercutiu em resultados positivos relevantes, verificando-se um decréscimo do número de acidentes de viação e de mortes (menos 3) resultantes desses mesmos acidentes de viação.

Com efeito, entre 2007 e 2008, registaram-se menos 48% atropelamentos, menos 1% de despistes, menos 33% de vitimas mortais, menos 66% feridos graves e menos 14% de feridos ligeiros.

É de registar ainda a detenção de um indivíduo de 29 anos suspeito da prática de 70 crimes de diversos furtos (veículos, residências, estabelecimentos industriais e comerciais). Só este indivíduo é responsável pelo aumento de 6% da criminalidade em todo o Destacamento da GNR de Anadia (Oliveira do Bairro, Bustos, Sangalhos, Anadia e Mealhada).

É de registar, de forma positiva, a detenção em flagrante de três indivíduos extremamente perigosos pela prática do crime de roubo à mão armada a um posto de abastecimento de combustível na Pampilhosa.

Negativo. De forma negativa, 2008 ficou marcado por dois homicídios, ocorridos em Março e Novembro, de dois empresários ligados ao comércio de leitão.

Nestes dois crimes, a Polícia Judiciária ainda não deteve nenhum dos autores, apesar do primeiro estar referenciado.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®