Sunday, 22 de March de 2026  14:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30/05/2012

S. João da Madeira: Sensores sem fios deram “neurónios” ao edifício da Sanjotec



O edifício do Centro Empresarial e Tecnológico da SANJOTEC, em S. João da Madeira, serviu ontem de cobaia ao EMMON, um projecto que deu ao recinto bem mais do que dois dedos de testa e tornou-o… inteligente.
Por entre as paredes da moderna arquitectura surgiu mais um conceito a roçar o futurismo: ali foi montada uma super-rede de sensores sem fios capaz de fornecer dados de monitorização ambiental contínua, comprovando a capacidade da tecnologia de rede de comunicações desenvolvida pelo CISTER/INESCTEC – unidade de investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) – em monitorizar vastas áreas e edifícios com elevada densidade.
Ao todo, foram mais de 400 sensores sem fios que estiveram a monitorizar, em tempo real, as condições de temperatura, humidade e luminosidade do edifício e, desta forma, indicar qual a poupança energética que poderia ser alcançada.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®