Sunday, 22 de March de 2026  17:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19/05/2021

Ílhavo: Maiores na Mente "estuda" seniores do ponto de vista cognitivo.



O projeto "Maiores na Mente”, iniciativa da Maior Idade da Câmara de Ílhavo, composta por um conjunto de ações de longa duração previstas até ao final do presente ano, tem como objetivo conhecer melhor os seniores do ponto de vista cognitivo e criar um conjunto de atividades que possibilitem a estimulação.

Trata-se de um trabalho de investigação dinamizado em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços de Mar e Ria e a Cáritas Diocesana de Aveiro.

Numa primeira fase, os seniores do Município de Ílhavo serão chamados a realizar um conjunto de testes cognitivos elaborados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, sendo, posteriormente, direcionados para diferentes intervenções.

Uma dessas intervenções, que já se encontra já implementada no terreno, denomina-se “GeroEduca - Programa de PsicoEducação” e reúne 25 seniores, sem défices cognitivos ou demência, que, ao longo de várias sessões, irão aumentar o autoconhecimento sobre o envelhecimento cognitivo e os principais fatores a ele associados, de forma a melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Brevemente terá início uma outra iniciativa direcionada para pessoas com demências, dinamizada pela Unidade Cuidados na Comunidade “Laços Mar e Ria” e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que irá desenvolver intervenções individualizadas no domicílio das pessoas com demência.

No Fórum Municipal Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, estão também a decorrer sessões de estimulação cognitiva em grupo e psicomotricidade, cujo objetivo é melhorar e manter o desempenho do domínio cognitivo, com uma especial abordagem para a memória a curto e longo prazo, nomeação, atenção, linguagem, abstração, orientação, cálculo, evocação, para além de uma intervenção dirigida nas áreas como o equilíbrio e a tonicidade muscular.

O Fórum Municipal da Maior idade é, igualmente, o local escolhido para acolher sessões preventivas subordinadas à temática da violência doméstica e igualdade de género, pretendendo contribuir para a prevenção e combate da violência doméstica e promover soluções adequadas às problemáticas aferidas.

Esta ação será concretizada às quartas-feiras e é dinamizada pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica da Cáritas Diocesana de Aveiro.

As inscrições para os Maiores na Mente podem ser efetuadas através do telefone 234 329 636 ou do e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®