Sunday, 22 de March de 2026  19:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27/10/2022

23 Milhas apresenta produções em Língua Gestual Portuguesa e instalação sonora.



O 23 Milhas dedica fim-de-semana à reflexão sobre acessibilidade com espetáculo em Língua Gestual Portuguesa e instalação sonora.

“Língua” e “C_Vib” são os espetáculos que convocam o público para um fim-de-semana de reflexão sobre acessibilidade, sexta-feira e sábado, na Casa da Cultura de Ílhavo.

O espetáculo “Língua” em apresentação, esta sexta, dia 28 de outubro, às 21h30, utiliza a Língua Gestual Portuguesa como veículo primordial de comunicação, colocando em causa as relações de poder e de privilégio no teatro e fora dele.

Em cena, Língua Gestual Portuguesa e língua portuguesa (falada e escrita) unem-se, num espetáculo verdadeiramente bilingue, que tenta ser uma proposta de reflexão sobre a ideia de língua, questionando possibilidades, limites e identidades.

Pelo meio, há um pouco da história dos Surdos, replicam-se algumas idiossincrasias do quotidiano das pessoas Surdas, bem como especificidades da comunicação em Língua Gestual Portuguesa.

Já “C_Vib” (29 de outubro, 21:30), de Yola Pinto e Simão Costa, é um espetáculo que desafia o público a tocar, sentir e manusear o som sem recorrer, necessariamente, à audição.

Tudo através de quatro esculturas sonoras já expostas no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, com as quais Yola Pinto e Simão Costa, e o próprio público, se relacionam através dos seus corpos, do toque, da dança e da música.

Chão, Arcos, Flor e Permanecer são instalações que materializam o som, tornando-o palpável e sensível, a ser percecionado por outros sentidos que não só a audição. Ações e som, cuidadosamente pensados para cada lugar, originam um discurso que vem revelar as esculturas não apenas enquanto instrumentos musicais, mas também como corpos de identidades próprias no espaço e detentores de fisicalidades igualmente distintas.

Os espetáculos acontecem na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras físicas na Casa da Cultura, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online na BOL.

 

foto: Ana Lopes


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®