Sunday, 22 de March de 2026  14:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25/11/2022

Rotary Club Douro e Vouga International traz Presidente da AEP para um almoço para empresários.



O Rotary Club Douro e Vouga International, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Maria da Feira, promoveu ontem um almoço para empresários subordinado ao tema “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas”, que teve como orador principal Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal.

Luís Miguel Ribeiro abordou os desafios da transição digital, climática e tecnológica e a necessidade de as empresas intensificarem a internacionalização, através da diversificação de destinos de exportação de bens e serviços.

Em relação ao mercado de trabalho, considerou que se deve privilegiar os acordos internacionais para captação de mão de obra especializada e defendeu a necessidade de “atrair imigração, desestimular a emigração e fazer regressar os emigrantes”.

Num país que intensifica o tecido empresarial constituído por microempresas, considerou que é importante aumentar a cooperação empresarial e associativa e incrementar os incentivos para inverter a desertificação do interior, fixando pessoas e emprego.

Sobre a carga fiscal, afirmou que é necessária uma diminuição geral, nomeadamente as tributações autónomas, como o IRC, a derrama e o reforço dos incentivos fiscais. Explicou: "A redução da fiscalidade sobre o trabalho é a melhor forma de elevar o rendimento líquido disponível das famílias e apoiar a procura interna face à relevância do consumo privado na evolução do PIB, tendo em conta o peso dominante desta componente".

Afirmou que na energia, mais de 90% das empresas pede a redução da fiscalidade e a eliminação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e mais de 95% quer apoios à eficiência energética e às empresas intensivas em energia.

Em matéria de fundos europeus, pediu uma maior celeridade, defendeu o apoio do PT2030 à reindustrialização e os apoios do Banco Português de Fomento.

Concluiu, aludindo a uma maior agilização da justiça e dos licenciamentos, a uma maior flexibilização das leis laborais e a uma maior acessibilidade dos fundos de investimento para todas as empresas e não apenas as PME.

O almoço “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas” decorreu no restaurante Lago, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®