Sunday, 22 de March de 2026  19:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia Mundial da Água

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30/09/2023

Ílhavo: Paulo Nuno Vicente apresenta o livro “Os algoritmos e nós”.



O livro “Os algoritmos e nós”, da autoria do ilhavense Paulo Nuno Vicente, vai ser apresentado, este sábado, 30 de setembro, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, no âmbito do 18.º aniversário da BMI.

A obra, que integra a coleção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é uma reflexão em torno do impacto dos algoritmos e das suas aplicabilidades, nomeadamente, na inteligência artificial.

A apresentação do livro consistirá numa conversa acerca do tema, dinamizada pelo autor do livro e por Nelson Zagalo, professor na Universidade de Aveiro e coordenador científico do DigiMedia.

O livro analisa a vida social dos algoritmos e a urgência de uma literacia sobre as tecnologias de Inteligência Artificial, lançando algumas questões. Quando o governo pelos algoritmos, a algocracia, estabelece novas e complexas dependências entre ciência, tecnologia, política e economia, questiona-se: a que riscos ficam expostos indivíduos e comunidades? Deve esta proliferação algorítmica ser regulada pelos poderes públicos? E em que termos?

Paulo Nuno Vicente é professor de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da Inteligência Artificial, plataformas web e redes sociais, inovação e transformação digital, visualização de informação e comunicação de ciência.

Coordena o Mestrado em Novos Media e Práticas Web e integra o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Educação.

É autor de vários artigos científicos e capítulos de livro publicados internacionalmente.

Foi distinguido com o German Marshall Fund of the United States Fellowship (2016) e com o Prémio Calouste Gulbenkian – Conhecimento (2019), pela cocoordenação do programa de divulgação científica 90 segundos de Ciência.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®